quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VOCÊ SABE O QUE É AFASIA??


Pode ser entendida como uma perturbação da linguagem caracterizada pela perda parcial ou total da faculdade de exprimir os pensamentos por sinais e de compreender esses sinais. Alguns autores referem a afasia como a perda da memória dos sinais pelos quais se realiza a troca idéias. De qualquer forma, o fato dominante na afasia é a incompreensão da palavra falada e a impossibilidade, em grau variável, de ler ou de escrever.

TIPOS:
· Agrafia – não consegue escrever
· Acalculia – não consegue entender as operações matemáticas
· Anumeria – não consegue entender os números
· Anomia – não consegue lembrar dos nomes dos objetos, situações, pessoas.
· Agramatismo - é uma evolução freqüente da Afasia e reflete uma importante redução da linguagem. A utilização prevalente de substantivos, juntamente com o emprego sistemático de verbos no infinitivo e a supressão de pequenos instrumentos de linguagem (artigos, preposições...) determinam uma forma de expressão semelhante a uma linguagem primitiva (mim Tarzã) ou de um estilo telegráfico, com uma linguagem econômica, reduzida, concreta, pobre, sem flexibilidade e sem possibilidade de abstração.

· Afasia de Broca -ocorre a preservação da linguagem, porém não pode falar, embora não apresente distúrbio da musculatura que intervém na articulação das palavras. A perturbação tem aqui uma origem cerebral. Neste caso o individuo compreende o que ouve mas há impossibilidade de pronunciar as palavras. A leitura e a escrita também estão conservadas.


Dani Prem

Nenhum comentário:

Postar um comentário