quinta-feira, 3 de abril de 2014

Alguns conselhos para uma Gravidez Sadia


1. Evite ficar com o estômago vazio. Coma a cada 3 horas, alimentos leves, dando preferência a frutas cítricas, verduras e legumes. Tome chá de maçã com as refeições, ele ajuda na digestão.

2. Para evitar o enjôo matinal dos primeiros meses, mastigue um pedaço de pão integral seco ou coma um pedaço de maçã pela manhã ao levantar. Inicie a primeira refeição do dia com alimentos mais secos (biscoitos, beiju, pães, torradas.

3. Coma devagar, mastigando lentamente. Nunca se alimente às pressas e muito menos em excesso.

4. Evite frituras e alimentos gordurosos, assim como beber líquidos durante as refeições. Evite também deitar logo após as refeições.

5. Para se livrar dos enjôos, náusea e azia, utilize num aromatizador óleo essencial de bergamota (Citrus Aurantium Bergamia) ou laranja (Citrus aurantium linne) ou deixe em sua bolsa um lenço com algumas gotas deste óleo para cheirar quando sentir náusea ou enjôo. Esta é a aromaterapia.

6. O aumento de peso da gestante não deve passar de 1 quilo por mês. Se você engordar mais do que isso, diminua os carboidratos e as gorduras.

7. Evite tomar laxantes. Se a dieta de cereais integrais, frutas e verduras não for suficiente para estimular o intestino, experimente uma destas alternativas:
· no café da manhã, tome 1 colher (de sopa) de farelo de trigo diluída em leite ou suco de frutas;
· deixe de molho, de um dia para o outro, 1 colher (de sopa) de sementes de linhaça; coma de manhã, misturadas com 1 colher (de sopa) de mel;
· procure comer mais polpa de mamão, (não é recomendado comer o caroço) ou então algumas ameixas secas deixadas de molho durante a noite.
. coma também, tamarindo, bagaço da laranja, inclua nas refeições mais fibras, encontradas em folhas, principalmente as verdes escuras, nas frutas e nas frutas secas.
. mude os alimentos para alimentos integrais, como por exemplo o pão branco e o arroz, para pão e arroz integrais.
. use mais azeite no preparo dos alimentos, nos casos mais graves, recomenda-se tomar uma colher de sopa dele puro ao deitar.
. Tome bastante água, coma muitas frutas, legumes e verduras.

8. Após o quarto mês, não esqueça de tomar cálcio. Peça orientação para seu médico.

9. Se for uma gravidez planejada é importante o ácido fólico antes de engravidar, caso não tenha sido, faça o pré -natal o quanto antes puder.

10. Para evitar a anemia, comum nos últimos meses de gravidez, tome sucos verdes (misturas de agrião, espinafre, salsa, escarola, couve, mastruz), cujo gosto pode ser atenuado com pepino, cenoura, erva-doce ou beterraba. Existe outro método simples de ingerir ferro que é bastante curioso: todas as noites, enfie 12 pregos numa maçã ácida; de manhã, retire-os e coma a maçã. Aproveite os mesmos pregos para a maçã do dia seguinte. O método é muito eficiente, pois o ácido málico presente na fruta provoca a oxidação do ferro, que é facilmente absorvido pelo organismo. Às vezes a acloridia (ausência de ácido clorídrico na secreção gástrica) do estômago das gestantes dificulta a absorção do ferro; pode-se então usar o ácido hidroclorídrico D3 (10 gotas em água antes de cada refeição).

11. Em caso de edemas (inchaços) é necessário diminuir o sal e comer hortaliças diuréticas, como: salsão, chuchu e erva-doce, ou fazer uma dieta de arroz cozido sem sal, várias vezes ao dia. Essa dieta também é ótima quando há aumento de pressão arterial ou ameaça de eclampsia. No dia da dieta de arroz sem sal, a grávida deve ficar de preferência em repouso, e pode tomar chás diuréticos, como equisetum (cavalinha), cidreira, cabelo-de-milho ou chá renal. Não usar outros chás, como carqueja, abacate, etc., que podem ser abortivos.

12. Não tome nenhum remédio sem antes falar com seu médico - vários medicamentos têm efeitos prejudiciais graves sobre o feto, como retardamento mental e malformações, entre outras alterações.

13. Está provado cientificamente que mulheres que fumam dão à luz crianças de baixo peso - em média, cerca de 250 gramas a menos que crianças de mães não fumantes; quanto à ingestão de álcool, pode provocar no feto má formações cranianas e faciais, dependendo da quantidade e da frequência. Portanto nada de cigarros e álcool.

14.Faça exercícios, alongamentos, Yoga, receba massagem, cuide de você...







Sentada com um membro inferior estendido e outro cruzado sobre o joelho, segurar o membro inferior e promover o alongamento de encontro ao tronco. Repita para a outra perna.

Bom é isso pessoal...
Dani prem

Nenhum comentário:

Postar um comentário