por Maria Rita
Gramigna
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As palavras e as
atitudes exercem um poder assustador na vida das pessoas. Podem ajudar a
construir uma auto imagem positiva ou destruir sonhos e desejos.
Um pouco do que somos e fazemos hoje deve-se aos estímulos que recebemos dos
outros.
Os familiares exerceram influência em nossa infância, professores e mestres
na educação formal e na vida profissional os gerentes e líderes com os quais
convivemos.
Recentemente,
participei de um encontro internacional de líderes em recursos humanos, onde
a comunicação interpessoal foi um dos temas mais discutidos.
Neste artigo, pretendo abordar três componentes essenciais neste processo: pessoas,
realidade e linguagem.
Pessoas
são diferentes umas das outras e enxergam um mesmo fato de forma única. Há
casos em que a atitude pessoal facilita a convivência e em outras ocasiões
torna a interação um encargo pouco agradável. E é com esta realidade que os
líderes precisam aprender a conviver.
Vejamos
dois exemplos, muito comuns no cotidiano empresarial:
Situação número um:
* O relacionamento entre as partes está esgarçado. Os envolvidos percebem
que há chances de superação e resgate da confiança. Existem abertura e
flexibilidade para ouvir e esclarecer possíveis mal entendidos, o que torna o
contato mais produtivo. O resultado quase sempre é o retorno da harmonia.
Situação número dois:
* Os problemas de interação são passíveis de resolução, porém uma das
partes se mantém inflexível, recusa uma aproximação e mantém a posição de
"dono da verdade". Neste caso, as relações permanecem sob um clima
de ressentimento e fatalmente afetará o ambiente.
Duas
posições existenciais destacam-se nas situações acima: a primeira marcada
pela abertura e a última pela inflexibilidade. Ilustram as diferenças
individuais e suas conseqüências no clima organizacional. Existe uma crença
bastante arraigada nas empresas e que precisa ser repensada: as pessoas
devem ser tratadas da mesma forma.
Desconfio
da veracidade desta máxima.
A realidade de cada um é interpretada de acordo com sua experiência de vida.
Um comentário lúdico e bem humorado sobre o trabalho, para uma pessoa pode
ser percebido como um gracejo sem maiores conseqüências e para outra
significar uma grave ofensa.
Daí a
necessidade do líder desenvolver cada vez mais sua habilidade
Os
atos lingüísticos
Gerentes e líderes de equipes têm ao seu dispor vários tipos de linguagem,
uns mais eficientes e outros menos.
As
afirmações
- descrevem um fenômeno com neutralidade, sem juízo de valor. É a forma mais
imparcial no processo de comunicação e a que menos afeta emocionalmente as
pessoas.
As declarações - definem a realidade. No ambiente empresarial, quem
declara é o presidente, diretor ou gerente. Eles possuem autoridade para tal.
Declarações feitas por pessoas que não detém o poder formal, tornam-se
inválidas. Faz parte do papel do declarante assumir as mudanças nas regras do
jogo.
Os julgamentos - incluem opiniões pessoais influenciadas por valores e
crenças. Além das conversas informais, os juízos se estendem no ambiente
empresarial, entrelaçando-se aos outros tipos de linguagem.
As solicitações e ofertas - são usadas quando se pretende gerar
compromissos na equipe.
As promessas - configuram o futuro. A cada solicitação segue-se uma
oferta, atrelada a resultados negociados.
Dicas
de utilização dos diversos tipos de linguagem:
As declarações, as solicitações e as promessas, quase sempre vêm acompanhadas
de juízos de valor, interferindo em sua finalidade.
Por representar a realidade unilateral, o julgamento dificulta as relações
interpessoais e o atingimento do resultado desejado.
* Se o que se pretende é obter a adesão de colaboradores em um projeto
específico, deve-se usar a linguagem de solicitação, evitando qualquer
crítica ou referência a fracassos do passado. Apontar êxitos, indicar pontos
fortes, desafiar para a ação, negociar metas, definir formas de
acompanhamento de resultados e qualificar o potencial das pessoas, são
atitudes que certamente agirão como fonte de estímulo.
* Se o objetivo da comunicação é declarar mudanças , deve ser
anunciada pela autoridade
* A linguagem afirmativa, por ser neutra e auxilia todas as outras.
O juízo
de valor faz mais estragos nas relações interpessoais, quando é direcionado
para as pessoas.
Frases tais como "você não está se esforçando", "você precisa
estar atento" ou "nós nunca planejamos nesta empresa", minam a
motivação da equipe.
Meu
desafio para os leitores é usar as palavras de forma construtiva e imparcial,
eliminando os juízos de valor. Elas são tão poderosas que podem mudar a
realidade de uma pessoa.
Para
reflexão, o texto de E. Bucklev, "O Garotinho":
Uma
vez um garotinho foi para a escola. Ele era bem um garotinho. E a escola era
bem grande. Mas quando o garotinho viu que podia ir para a sua sala
caminhando diretamente da porta lá de fora, ele ficou feliz e a escola não
parecia tão grande assim.
Numa
manhã, quando o garotinho estava há pouco na escola, a professora disse:
- "Hoje nós vamos fazer um desenho!"
- "Bom!", pensou o garotinho.
Ele gostava de desenhar. Ele podia fazer todas as coisas! Leões e tigres,
galinhas e vacas, trens e barcos... E pegou sua caixa de lápis e começou a
desenhar. Mas a professora disse:
- "Esperem. Não é hora de começar!"
E ela esperou até que todos estivessem prontos.
- "Agora", disse a professora, "Nós vamos desenhar
flores".
- "Bom!", pensou o garotinho.
Ele gostava de desenhar flores. E começou a fazer bonitas flores com lápis
rosa, laranja e azul. Mas a professora disse:
- "Esperem, eu lhes mostrarei como se faz!"
E era vermelha, com a haste verde.
- "Aí!" disse a professora, "Agora vocês podem começar".
O garotinho olhou a flor da professora. Então olhou para a sua. Ele gostava
mais da sua flor do que a da professora. Mas ele não revelou isso. Ele apenas
guardou seu papel e fez uma flor como a da professora. Era vermelha, com a
haste verde.
Outro dia, quando o garotinho abria a porta lá fora, a professora disse:
- "Hoje nós vamos trabalhar com argila!"
Cobras e bonecos, elefantes e ratos, carros e caminhões... E começou a puxar
e amassar a bola de argila. Mas a professora disse:
- "Esperem, não é hora de começar."
E ela esperou até que todos estivessem prontos.
- "Agora" disse a professora, "nós vamos fazer uma travessa."
- "Bom", pensou o garotinho.
Ele gostava de fazer travessas. E começou a fazer algumas, de diferentes
tamanhos e formas. Mas a professora disse:
- "Esperem e eu lhes mostrarei como fazer uma travessa funda." -
"Aí", disse a professora, "agora vocês podem começar".
O garotinho olhou para a travessa da professora. Então, olhou para as suas.
Ele gostava mais das suas do que as da professora. Mas não revelou isso. Ele
apenas amassou sua argila numa grande bola. E fez uma travessa como a da
professora, que era uma travessa funda.
E logo o garotinho aprendeu a esperar e a observar. E a fazer coisas como a
professora. E logo, ele não fazia as coisas por si mesmo.
Então aconteceu que o garotinho e sua família mudaram para outra casa numa
outra cidade. E o garotinho teve que ir para outra escola. Essa escola era
ainda maior do que a primeira. E não havia porta lá fora direto para a sua
sala. Ele tinha que subir alguns degraus e seguir por um corredor comprido
para chegar a sua sala.
E, justamente no primeiro dia que ele estava lá, a professora disse:
-"Hoje nós vamos fazer um desenho".
- "Bom", pensou o garotinho.
E esperou pela professora para dizer-lhe o que fazer. Mas ela não disse nada,
apenas andou pela sala. Quando aproximou-se do garotinho, ela disse:
-"Você não quer desenhar?"
-"Sim", disse o garotinho. "Mas o que é que eu vou
fazer?"
-"Eu não sei até que você faça", disse a professora.
-"Como eu farei?", perguntou o garotinho.
- "Por quê" disse a professora, "faça do jeito que você
quiser".
- "E de qualquer cor?" perguntou ele.
- "De qualquer cor", disse a professora. "Se todos fizessem o
mesmo desenho e usassem as mesmas cores, como eu poderia saber quem fez o que
e qual era qual?"
- "Eu não sei", disse o garotinho.
E começou a fazer uma flor vermelha, com a haste verde.
Maria
Rita Gramigna
Diretora Presidente da
MRG - Consultoria e Treinamento Empresarial.
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Como aprendi com um grande amigo e ótimo consultor, todos temos pontos de vista, e estes podem ou não haver concordâncias, mas o importante é que temos que ter em mente que o nosso ponto de vista, é muitas vezes a vista de um ponto de alguém, portanto, procure analisar os dois pontos, tenha empatia, seja cauteloso, tenha paciência, tenha atitude, pois palavras ditas não voltam, e acima de tudo pratique o não julgar.
É isso ai galera..bjoss
Dani Prem
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